Av. Marechal Floriano Peixoto, 7135 – Hauer        (41) 3276-5834         (41) 99888-4646
Av. Marechal Floriano Peixoto, 7135 – Hauer        (41) 3276-5834         (41) 99888-4646

O que é preciso para trabalhar como Operador de Empilhadeira?

O operador de empilhadeira, também chamado de empilhadeirista, é o profissional responsável pelo manuseio de máquinas (empilhadeiras) para movimentar, organizar, transportar e armazenar cargas de produção.

Como qualquer outra profissão que envolve o manuseio de máquinas pesadas, para ser empilhadeirista é preciso, em primeiro lugar, muita cautela e atenção. Além disso, para exercer esse cargo, o profissional precisa passar por um curso de qualificação que o capacite a operar a empilhadeira, com a segurança e eficiência que o cargo exige.

O que faz um Operador de Empilhadeira?

A principal função do operador de empilhadeira é a de transportar materiais, produtos e as mais variadas cargas, atuando principalmente nos setores de produção, almoxarifado e/ou estoque dos mais diversos tipos de empresas, onde exista a necessidade de transporte de cargas.

Ele utiliza um equipamento/veículo capaz de erguer e movimentar cargas por pequenas distâncias. O operador deve saber que cada carga exige um manuseio específico, daí, também, a necessidade da qualificação desse profissional.

As cargas se diferenciam em quatro, geralmente, e são elas:

  • As cargas embaladas: armazenadas em caixas, sacos ou fardos;

  • As cargas paletizadas: são diversas e transportadas sobre pallets;

  • As cargas-containers: em geral mais delicadas e exigem maior cuidado;

  • As cargas especiais: incluem-se nessa categoria aquelas que exigem mais cautela, sinalização adequada e higiene, como produtos químicos, por exemplo.

Além disso, o empilhadeirista também deve estudar e ter conhecimento sobre os espaços e a disponibilidade de locação das cargas que ele irá transportar, conhecendo bem a área de estoque da empresa. Tem também, o controle dos materiais e cargas já armazenados e dos demais que serão estocados. Também atentar-se às condições do equipamento, solicitando a manutenção, abastecimentos e reparos quando necessários.

O que é preciso para ser Empilhadeirista?

Operar a empilhadeira é uma atividade que exige muito cuidado para evitar acidentes de trabalho e eventuais danos ao trabalhador, ao equipamento, ou a carga. Por isso, também, a necessidade da capacitação adequada.

O empilhadeirista precisa ter uma visão muito apurada, uma vez que precisa saber exatamente o espaço que ocuparão as cargas, para que não tomem o espaço ou danifiquem as demais.

Além disso para ser operador, também é preciso:

  • Ser capaz de operar máquinas;

  • Ter a devida atenção que o cargo exige, como já dito;

  • Ter 18 anos ou mais;

  • Ter a qualificação adequada, ou seja possuir curso de empilhadeirista.

Quer saber mais?

O curso de Operador de Empilhadeira do CEAP-PR capacita o aluno a se tornar apto a operar a máquina com a segurança, eficiência e com a cautela que este equipamento exige, além de oferecer noções sobre a legislação e suas atribuições, estando assim, pronto para ingressar no mercado de trabalho.

Para mais informações clique aqui.

Artigos Relacionados

Quais os cuidados com o material perfurocortante?

Os materiais perfurocortantes fazem parte do cotidiano dos profissionais que atuam na área da saúde. Eles são importantíssimos para o bom desenvolvimento dos seus trabalhos. E para evitar qualquer acidente,...

O que é anotação de enfermagem e como fazê-la?

Fundamental para o desenvolvimento da Assistência de Enfermagem, a anotação é um recurso importante e indispensável para profissionais e pacientes. É um registro de informações, organizado cronologicamente para acompanhar o...

Atribuições do Técnico em Enfermagem na enfermagem geriátrica

Quando o idoso começa a apresentar sinais de perda de autonomia, com dificuldades para realizar atividades básicas do dia a dia, tem início também a preocupação dos familiares em suprir...

Deixe um comentário!