Entre todos os equipamentos que compõem uma empresa, especialmente da área industrial, a empilhadeira tem um lugar de destaque por facilitar as tarefas do dia a dia dos funcionários, possibilitando mais agilidade e produtividade.
Empilhadeira é uma máquina que se caracteriza como veículo, e é utilizada para carregar, transportar e empilhar materiais. Mas para dirigir esse equipamento é preciso ser capacitado por meio de cursos profissionalizantes.
Essa área é considerada promissora e tem atraído muitos jovens que buscam se profissionalizar para conseguir um emprego. A empilhadeira é bastante utilizada em fábricas com armazéns de grande porte, se tornando muito necessária, uma vez que existem tarefas impossíveis de serem feitas por um humano sem a colaboração desse veículo industrial que realiza o transporte de cargas.
O cargo de operador de empilhadeira é uma alternativa bastante procurada no mercado de trabalho, mas o interessado em entrar nesse ramo tem que se preparar porque a capacitação é fundamental, tanto para o cumprimento dos requisitos exigidos para o trabalho quanto para a garantia da segurança do trabalhador, que precisa conhecer os riscos da profissão. É preciso estar atento e seguir alguns cuidados básicos para evitar acidentes durante a operação de uma empilhadeira.
O veículo é seguro e pode ser utilizado sem ocorrer problemas ou acidentes, no entanto, o operador precisa seguir os procedimentos adequados para não comprometer a sua segurança e a de outros funcionários da empresa, que também devem receber treinamento para saber como circular em um ambiente onde a empilhadeira transita. Além das condições de saúde do operador, é necessário ter atenção com o equipamento, com os pedestres, com a carga e também com o armazenamento.
Cuidados Necessários
As dicas de segurança para esses profissionais incluem: realizar um checklist na empilhadeira antes de começar o trabalho, para verificar as condições de uso; sempre utilizar o cinto de segurança e os equipamentos de proteção individual; não ultrapassar a quantidade e a altura recomendada da carga na empilhadeira; não transitar com os garfos do veículo erguidos; não transportar, nas pontas dos garfos, cargas muito leves ou pesadas, e dirigir com a carga apontada para cima quando a empilhadeira estiver carregada.
A velocidade deve ser reduzida ao se aproximar de uma rampa, local onde não é indicado fazer manobras, o que poderia causar acidentes. O operador de empilhadeira tem que transportar a máquina em velocidade constante e diminuí-la nas curvas, para manter a carga estável. Assim como se faz ao dirigir qualquer veículo, é preciso estar atento para desviar de obstáculos no trajeto e redobrar os cuidados em dias de chuva.
Não há dúvida de que o profissional que conduz a empilhadeira deve ser qualificado e certificado para transportar cargas com segurança. A norma reguladora “NR-11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais” estabelece requisitos para o trabalho, uma vez que os operadores estão expostos a riscos.
Curso de Operador de Empilhadeira
Se você está à procura de uma profissão na área de transporte industrial, essa é uma boa opção, basta se preparar, se qualificar e cair em campo em busca de uma vaga de emprego.
O CEAP – Centro de Educação Profissional Anisio Pedrussi, disponibiliza o Curso de Operador de Empilhadeira, que tem como objetivo capacitar o profissional para a operação adequada com a máquina, seguindo as normas de segurança.
O aluno tem aulas teóricas e práticas, adquirindo conhecimento sobre o funcionamento e manutenção das empilhadeiras, além de técnicas sobre o manuseio correto e noções de legislação e atribuições no trabalho.
Clique aqui e conheça este e outros curso do CEAP.