Av. Marechal Floriano Peixoto, 7135 – Hauer        (41) 3276-5834         (41) 99888-4646
Av. Marechal Floriano Peixoto, 7135 – Hauer        (41) 3276-5834         (41) 99888-4646

Campanhas de Conscientização e sua importância para a sociedade

O surgimento de mitos e tabus pela falta de informação da população prejudica a prevenção e diagnóstico precoce de doenças. Com o objetivo de ajudar nessa prevenção, foram criadas as campanhas de conscientização em saúde, fundamentais para a sociedade, pois promovem a educação e alertam sobre os riscos de várias enfermidades.

Todos os meses são divulgadas campanhas de prevenção, caracterizadas por uma cor: 

Janeiro branco

Tem o objetivo de alertar a sociedade sobre as necessidades relacionadas à saúde emocional e mental. Esses aspectos da saúde ainda são repletos de paradigmas, por isso, a conscientização é importante na criação da cultura mundial de saúde mental.

Fevereiro roxo

Essa campanha é destinada à conscientização e combate ao Mal de Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia. Busca educar a população sobre prevenção e tratamento dessas doenças.

Fevereiro laranja

Criado para esclarecer a população sobre a Leucemia, abordando a importância da doação de medula óssea devido à dificuldade de encontrar doadores compatíveis.

Março azul

Tem como objetivo informar a população sobre a prevenção e tratamento do câncer colorretal, o terceiro tipo de câncer mais comum no Brasil.

Abril verde

A campanha visa a compreensão sobre a segurança e saúde no trabalho, informando sobre a prevenção de doenças e acidentes relacionados ao exercício profissional.

Abril azul

O mês em que ocorre o dia mundial de conscientização do autismo (2 de abril) foi escolhido a fim de informar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Difundindo conhecimentos sobre diagnóstico, tratamentos e combate ao preconceito contra pessoas com TEA.

Maio vermelho

Campanha de conscientização sobre o câncer de boca, ocorre no mesmo mês do Dia da Luta Contra o Câncer Bucal (31 de maio). Busca educar a população sobre o diagnóstico precoce e o tratamento da doença.

Maio amarelo

Tem o objetivo de alertar a população sobre os altos índices de acidentes de trânsito que levam a mortes e ferimentos. Promove a discussão do tema, propagação de conhecimentos e combate de informações falsas.

Junho vermelho

É o mês destinado à campanha de incentivo à doação de sangue, conscientizando a população sobre a importância dessa boa ação. O mês foi escolhido pela data de comemoração do Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho). Outro motivo é a queda nas doações nesse período, que ocorre devido ao clima frio e às férias escolares.

Junho laranja

Campanha destinada a promover a saúde bucal das crianças a partir de seis anos, or meio da conscientização sobre a importância da ortodontia preventiva, higiene bucal adequada, entre outros hábitos saudáveis.

Julho amarelo

É o mês da luta contra as hepatites virais, seu objetivo é fortalecer o trabalho de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, além de informar a população sobre prevenção dessas doenças.

Agosto dourado

Campanha de incentivo ao aleitamento materno e sua importãncia, prevenindo doenças e trazendo inúmeros benefícios para a saúde da mãe e do bebê.

Setembro amarelo

É destinado ao movimento de prevenção ao suicídio, associado ao Dia Mundial de prevenção do Suicídio (10 de setembro) abrange ações de conscientização e apoio emocional.

Outubro rosa

A campanha mundial de conscientização sobre o câncer de mama, promove informações sobre a prevenção da doença, busca aumentar o acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, além de reduzir a sua taxa de mortalidade.

Novembro azul

Campanha Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, seu objetivo é conscientizar a população sobre a importância da prevenção e a necessidade do diagnóstico precoce. Devido aos tabus relacionados ao exame de diagnóstico (toque retal), essa conscientização ganha ainda mais importância.

Dezembro vermelho

A Campanha Nacional de Prevenção do HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis promove a conscientização da população sobre a prevenção das doenças, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas.

Capacitação profissional

O Curso Técnico em Enfermagem do CEAP oferece excelência na formação teórica e prática, tornando o aluno um profissional capacitado para atuar e se destacar no mercado de trabalho.

Com essa formação é possível atuar em instituições de saúde pública ou privada, como hospitais e clínicas médicas, além de realizar atendimentos domiciliares.

Clique aqui e saiba mais. 

Artigos Relacionados

Quais os cuidados com o material perfurocortante?

Os materiais perfurocortantes fazem parte do cotidiano dos profissionais que atuam na área da saúde. Eles são importantíssimos para o bom desenvolvimento dos seus trabalhos. E para evitar qualquer acidente,...

O que é anotação de enfermagem e como fazê-la?

Fundamental para o desenvolvimento da Assistência de Enfermagem, a anotação é um recurso importante e indispensável para profissionais e pacientes. É um registro de informações, organizado cronologicamente para acompanhar o...

Atribuições do Técnico em Enfermagem na enfermagem geriátrica

Quando o idoso começa a apresentar sinais de perda de autonomia, com dificuldades para realizar atividades básicas do dia a dia, tem início também a preocupação dos familiares em suprir...

Deixe um comentário!