Av. Marechal Floriano Peixoto, 7135 – Hauer        (41) 3276-5834         (41) 99888-4646
Av. Marechal Floriano Peixoto, 7135 – Hauer        (41) 3276-5834         (41) 99888-4646

Qual a diferença entre curso técnico e profissionalizante?

Os cursos técnicos normalmente têm duração de 12 a 24 meses e ao concluir este período os alunos recebem o diploma de ensino técnico — que dá o direito de prestar até mesmo alguns concursos públicos voltados para essa formação.

Os cursos técnicos ainda contam com aulas teóricas e práticas, além de estágio obrigatório em algumas ocasiões. Para realizar um curso técnico, é necessário ter ao menos 16 anos e estar matriculado ou ter concluído o ensino médio.

Os cursos profissionalizantes têm duração mais curta e raramente ultrapassam um ano de formação. Os alunos que terminam um curso profissionalizante recebem um certificado de conclusão e estão aptos a executarem as atividades aprendidas durante as aulas.

Como os cursos profissionalizantes são mais curtos, são excelentes para o ingresso rápido no mercado de trabalho, para os profissionais que querem reciclar seus conhecimentos no setor ou até mesmo para as pessoas que querem mudar de área de atuação.

Segundo dados da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, o número de matrículas no ensino técnico aumentou 17% entre os anos de 2003 e 2019. Além disso, um levantamento divulgado pelo PNAD — Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, revelou que profissionais com diploma de ensino técnico têm renda 18% maior do que pessoas que concluíram apenas o ensino médio.

É importante ressaltar ainda que os profissionais que já contam com o diploma de ensino técnico e desejam aumentar as suas habilidades específicas em um ou outro setor e departamento podem recorrer a um outro modelo de capacitação: os cursos de aperfeiçoamento.

Um técnico em enfermagem, por exemplo, pode realizar um curso de aperfeiçoamento para aprender mais sobre coleta de sangue para exames, administração de medicamentos ou terapia intravenosa.

Os cursos profissionalizantes também podem habilitar um profissional para atuar na área da saúde e abrir as portas do mercado de trabalho. No entanto, seus certificados permitem executar tarefas menos complexas, como é o caso dos atendentes de farmácia ou dos cuidadores de idosos.

Há diversas formas de se capacitar e garantir um futuro brilhante por meio da educação. Agora chegou a hora de escolher o que você quer fazer para realizar os seus sonhos.

Técnico em Enfermagem do CEAP-PR

Se você tem planos de se tornar um profissional técnico em enfermagem, inscreva-se no Curso Técnico em Enfermagem do CEAP-PR. O curso tem duração de 24 meses com turmas de manhã, tarde ou noite.

Com 20 anos de tradição, o Centro de Educação Profissional Anisio Pedrussi conta com professores qualificados e laboratórios equipados para formar os melhores profissionais do mercado de trabalho.

Para mais informações e realizar a sua inscrição, acesse o site: www.ceappr.com.br.

Artigos Relacionados

Quais os cuidados com o material perfurocortante?

Os materiais perfurocortantes fazem parte do cotidiano dos profissionais que atuam na área da saúde. Eles são importantíssimos para o bom desenvolvimento dos seus trabalhos. E para evitar qualquer acidente,...

O que é anotação de enfermagem e como fazê-la?

Fundamental para o desenvolvimento da Assistência de Enfermagem, a anotação é um recurso importante e indispensável para profissionais e pacientes. É um registro de informações, organizado cronologicamente para acompanhar o...

Atribuições do Técnico em Enfermagem na enfermagem geriátrica

Quando o idoso começa a apresentar sinais de perda de autonomia, com dificuldades para realizar atividades básicas do dia a dia, tem início também a preocupação dos familiares em suprir...

Deixe um comentário!