Av. Marechal Floriano Peixoto, 7135 – Hauer        (41) 3276-5834         (41) 99888-4646
Av. Marechal Floriano Peixoto, 7135 – Hauer        (41) 3276-5834         (41) 99888-4646

Por que a empatia é importante na Enfermagem?

A empatia é uma palavra muito utilizada nos meios digitais, como redes sociais. Mas, na verdade, ela é uma habilidade muito importante para todos, principalmente em algumas profissões.

A área da saúde em geral, tem a empatia como base para auxiliar na promoção de bem-estar aos profissionais e pacientes, principalmente no exercício da enfermagem.

O que é empatia?

A empatia pode ser considerada a habilidade de se colocar no lugar de outra pessoa, podendo ver e sentir na mesma perspectiva que ela, compreendendo o que ela está passando.

Sem a empatia, agir de maneira diferente do que estamos acostumados, seria impossível. Um exemplo simples é escutar o que uma pessoa diz, voltando sua atenção total a ela. Todos gostam de ser ouvidos e compreendidos, fazendo com que um simples gesto de empatia mude possíveis situações de conflito.

Parece que essa habilidade é muito útil e muito importante à vida em sociedade, não é mesmo? Mas, por que ela é tão importante para a enfermagem?

A importância da empatia para a Enfermagem

Estar dentro de um ambiente que envolve cuidar e salvar muitas vidas, pode ser bastante estressante para os profissionais de saúde e assustadores para pacientes e seus familiares. Por isso, desenvolver a habilidade de empatia para os profissionais em constante contato com ambos, beneficia a todos.

Comunicação no diagnóstico

O primeiro ponto positivo na empatia no exercício da enfermagem é a maior facilidade em diagnósticos através da escuta ativa, que tem como base a boa comunicação com o paciente.

Não é fácil se abrir para alguém que não é íntimo sobre problemas de saúde, muitas vezes considerados constrangedores. Assim, ouvir de maneira atenta e respeitosa o paciente, faz com que ele se sinta seguro e mais à vontade para falar sobre todos os sintomas, sem mentir ou omitir.

Além da comunicação oral, o corpo também demonstra sinais através da linguagem corporal e comportamentos. A empatia ajuda não só a ouvir, mas também a observar o paciente para ajudar a identificar seus problemas de saúde.

Tratamento

Outro benefício da empatia, é auxiliar o profissional de enfermagem durante o tratamento dos pacientes. Assim como no diagnóstico, o tratamento pode ser muito difícil.

Fatores como medo da morte, desconforto em ser tocado durante os cuidados e em falar sobre questões intimas são experiências muito comuns, mas que atrapalham o tratamento.

Dessa forma, mostrar-se um profissional empático irá fazer com que o paciente se sinta acolhido e respeitado pelo profissional de enfermagem com quem se está em constante contato, facilitando o andamento de seu tratamento.

Pacientes terminais

Sem dúvidas lidar com a morte pode parecer bastante assustador, mas faz parte da profissão na enfermagem. No entanto, não está presente no cotidiano dos pacientes, gerando medo, angústia e tristeza.

Dessa maneira, a empatia é de extrema importância no cuidado do paciente e no contato com a família. Nesse momento, a sensibilidade proporcionada pela empatia é imprescindível para trazer dignidade e respeito ao paciente.

Trabalho em equipe

A empatia, além de ajudar com o paciente e seus familiares, ajuda no trabalho em grupo nos ambientes de saúde.

Todos passam por problemas dentro e fora do ambiente de trabalho. Ser gentil com seus colegas, agir de maneira empática e solidária é essencial para manter um ambiente de trabalho saudável e acolhedor.

Como desenvolver a habilidade de empatia?

A empatia é uma habilidade que pode ser desenvolvida, mas assim como tudo que se deseja desenvolver, deve-se treinar e praticar.

Algumas formas de desenvolver a empatia são: ouvir, entender a emoção do outro, tentar enxergar em sua perspectiva e depois retornar-lhe.

CEAP-PR

O Curso de Técnico e Auxiliar de Enfermagem do CEAP/PR são ótimas formas de aprender o exercício da profissão baseado em princípios como a empatia.

Com muita qualidade, o curso forma profissionais de excelência em cuidados de saúde, pautados em valores éticos e morais, com segurança e respeito, além de preparar os profissionais para novas demandas do mercado.

Clique aqui e conheça mais sobre o curso.

Artigos Relacionados

Quais os cuidados com o material perfurocortante?

Os materiais perfurocortantes fazem parte do cotidiano dos profissionais que atuam na área da saúde. Eles são importantíssimos para o bom desenvolvimento dos seus trabalhos. E para evitar qualquer acidente,...

O que é anotação de enfermagem e como fazê-la?

Fundamental para o desenvolvimento da Assistência de Enfermagem, a anotação é um recurso importante e indispensável para profissionais e pacientes. É um registro de informações, organizado cronologicamente para acompanhar o...

Atribuições do Técnico em Enfermagem na enfermagem geriátrica

Quando o idoso começa a apresentar sinais de perda de autonomia, com dificuldades para realizar atividades básicas do dia a dia, tem início também a preocupação dos familiares em suprir...

Deixe um comentário!