fbpx
Av. Marechal Floriano Peixoto, 7135 – Hauer        (41) 3276-5834         (41) 99888-4646
Av. Marechal Floriano Peixoto, 7135 – Hauer        (41) 3276-5834         (41) 99888-4646

O que faz um Instrumentador Cirúrgico?

As pessoas que se submetem a uma cirurgia, seja de grande ou pequeno porte, geralmente não têm ideia da função de cada profissional que integra a equipe médica responsável pelo procedimento.

Todo o trabalho realizado dentro da sala de cirurgia precisa de um envolvimento completo da equipe para que não haja intercorrências e o resultado seja satisfatório para o paciente e para os profissionais de saúde envolvidos na atividade. Um dos integrantes dessa equipe têm um papel fundamental para que tudo ocorra dentro do esperado: o instrumentador cirúrgico.

É esse profissional que prepara o ambiente operatório para o procedimento e acompanha todo o processo até o fim, auxiliando cada integrante da equipe médica, com a responsabilidade principal de organizar e repassar o instrumental e os materiais cirúrgicos necessários para o cirurgião. Ele precisa conhecer cada instrumento e saber nome e apelido, função e até o gesto utilizado pelo médico para solicitar cada um deles.

Cuida ainda da assepsia e monta todos os itens da mesa de instrumentação cirúrgica. São os cuidados do instrumentador que também garantem a diminuição dos índices de contaminação e de infecção pós-operatórias. Para exercer uma função que exige tanta responsabilidade, habilidade e conhecimento, é preciso ser qualificado.

O instrumentador precisa ter formação técnica na área de saúde, sendo capacitado por meio do curso em instrumentação cirúrgica. A quantidade de hospitais e clínicas que realizam procedimentos cirúrgicos no país mostra a crescente necessidade de pessoas qualificadas para essa função, que se tornou uma boa alternativa para os profissionais desse setor. Com a capacitação, eles passam a ter mais oportunidades de trabalho e possibilidade de aumentar a remuneração.

A área de saúde tem se tornado um dos melhores segmentos para se trabalhar, com ampliação de vagas no mercado, provocada principalmente pela pandemia do novo coronavírus, que trouxe uma maior necessidade desses profissionais nos hospitais e clínicas, assim como uma maior valorização. Os avanços tecnológicos na realização de cirurgias também contribuem para a expansão do mercado. Consequentemente, a competitividade nessa área também é crescente, exigindo profissionais qualificados e preparados para atuar dentro de um centro cirúrgico.

Capacitação do Instrumentador Cirúrgico

O curso de instrumentação cirúrgica exige ensino médio completo. No entanto, para se aperfeiçoar, adquirir mais conhecimento e ampliar a possibilidade de emprego, o ideal é que o interessado em ingressar nesse mercado realize também um curso técnico de enfermagem. Não há dúvidas de que capacitação é o item mais avaliado por uma empresa que busca por novos profissionais.

Portanto, quem tem identificação com a área de saúde e pretende aprender uma profissão de alta responsabilidade e de importância inquestionável para os bons resultados em um centro cirúrgico, o caminho é ingressar no curso de instrumentador cirúrgico. O curso é ministrado por conselhos de enfermagem, sociedades médicas e instituições de formação tecnológica.

Cursos do CEAP

O CEAP, Centro de Educação Profissional Anisio Pedrussi, vai oferecer, a partir do próximo mês, novas turmas do Curso de Instrumentação Cirúrgica, que visa formar o aluno nos processos e técnicas da atividade, e também para os cuidados de higiene e profilaxia, com a devida desinfecção dos instrumentos cirúrgicos e do ambiente hospitalar. Prevê também a realização de estágios curriculares em hospitais conveniados.

Clique aqui e conheça mais sobre o Curso de Instrumentação Cirúrgica.

Por Denise Vilar

Artigos Relacionados

Qual a diferença entre curso técnico e profissionalizante?

Os cursos técnicos normalmente têm duração de 12 a 24 meses e ao concluir este período os alunos recebem o diploma de ensino técnico — que dá o direito de...

Por que a empatia é importante na Enfermagem?

A empatia é uma palavra muito utilizada nos meios digitais, como redes sociais. Mas, na verdade, ela é uma habilidade muito importante para todos, principalmente em algumas profissões. A área...

Quais os EPIs utilizados na área de saúde?

A utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI) é fundamental em diversos tipos de funções. Na área da saúde, por exemplo, o EPI é obrigatório para o desenvolvimento das atividades...

Deixe um comentário!