Av. Marechal Floriano Peixoto, 7135 – Hauer - CURITIBA/PR        (41) 3276-5834         (41) 99888-4646
Av. Marechal Floriano Peixoto, 7135 – Hauer - CURITIBA/PR        (41) 3276-5834         (41) 99888-4646

Qual a responsabilidade do Técnico em Segurança do Trabalho?

Escolher uma carreira profissional é o desafio de muitas pessoas que estão saindo do ensino médio e procurando cursos profissionalizantes para entrar no mercado de trabalho. Sendo assim, o Curso Técnico em Segurança do Trabalho é uma opção interessante e que serve tanto para aqueles que já têm uma carreira quanto para quem deseja ingressar na área da saúde ou industrial.

De maneira geral, oTécnico em Segurança do Trabalho é o profissional responsável por criar atividades que têm como principal objetivo garantir a segurança e a integridade física dos funcionários da empresa. Além disso, é competência dele fazer as inspeções dos equipamentos, bem como verificar rotineiramente as condições de trabalho, pois dessa maneira será possível analisar quais aspectos precisam ser revistos para que os riscos de acidentes sejam minimizados ou, até mesmo, eliminados.

Também é responsabilidade do Técnico em Segurança do Trabalho garantir que as regras de segurança sejam cumpridas pelos colaboradores da empresa. Esse profissional também atua desenvolvendo programas de treinamento e capacitação, a fim de promover a conscientização dos funcionários para a prevenção de acidentes. Geralmente, esses programas de capacitação tratam sobre a importância dos equipamentos de proteção individual, os EPI’s e, também, sobre os equipamentos de proteção coletiva, os EPC's – que são itens obrigatórios para garantir a segurança dos trabalhadores.

É importante ressaltar que a legislação trabalhista brasileira institui que as empresas precisam realizar uma semana voltada para a prevenção de acidentes, e ela recebe o nome de SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho. Nela, o Técnico em Segurança do Trabalho atua instruindo todos os colaboradores a tomarem medidas para prevenir os acidentes, além de orientar como agir em casos de acidentes e quais são as ações iniciais em casos de incêndio, por exemplo.

Esse profissional também é o responsável por divulgar as normas e os procedimentos relacionados à segurança e higiene ocupacional dentro dos ambientes de trabalho. E ainda, precisa produzir relatórios regularmente, nos quais estão presentes dados que façam referência à saúde do trabalhador.

O Técnico em Segurança do Trabalho pode atuar em vários setores distintos como, por exemplo, aeroportos, centrais de logística e distribuição, hospitais, indústria e até mesmo em instituições de ensino, além de diversas outras áreas.

Vale dizer também, que uma área importante que o Técnico em Segurança do Trabalho pode trabalhar também em empresas de consultorias em segurança do trabalho e ainda no desenvolvimento de equipamentos de EPI e EPC.

Curso Técnico em Segurança do Trabalho

Se você está pensando em iniciar nesta profissão, então precisa conhecer o curso de Técnico em Segurança do Trabalho do CEAP-PR. Por meio dele será possível se tornar um profissional capacitado, além de adquirir habilidades essenciais para o exercício dessa profissão tão importante. O CEAP-PR forma profissionais de excelência, seguindo todas as normas e padrões estabelecidos pela legislação.

Clique aqui e saiba mais.

Artigos Relacionados

Quais os cuidados com o material perfurocortante?

Os materiais perfurocortantes fazem parte do cotidiano dos profissionais que atuam na área da saúde. Eles são importantíssimos para o bom desenvolvimento dos seus trabalhos. E para evitar qualquer acidente,...

O que é anotação de enfermagem e como fazê-la?

Fundamental para o desenvolvimento da Assistência de Enfermagem, a anotação é um recurso importante e indispensável para profissionais e pacientes. É um registro de informações, organizado cronologicamente para acompanhar o...

Atribuições do Técnico em Enfermagem na enfermagem geriátrica

Quando o idoso começa a apresentar sinais de perda de autonomia, com dificuldades para realizar atividades básicas do dia a dia, tem início também a preocupação dos familiares em suprir...

Deixe um comentário!