Av. Marechal Floriano Peixoto, 7135 – Hauer        (41) 3276-5834         (41) 99888-4646
Av. Marechal Floriano Peixoto, 7135 – Hauer        (41) 3276-5834         (41) 99888-4646

Como a ergonomia aumenta a produtividade no trabalho?

A produtividade no trabalho é um dos temas mais importantes, tanto para o colaborador como para a empresa.

Se a produtividade está em alta, os resultados obtidos pela empresa também seguem o mesmo ritmo e os funcionários são recompensados pelos resultados alcançados. Essa questão é tão importante dentro do ambiente do trabalho que existe uma área de estudo para analisar a relação entre produtividade e bem-estar.

A ergonomia no trabalho é a ciência por trás de todos os estudos que visam entender como a produtividade e as questões como bem-estar e conforto estão relacionadas. Estudando as mais diversas condições de trabalho, é possível traçar características comuns, além de específicas do dia a dia de cada profissional. Com isso, é possível saber exatamente quais são os fatores positivos associados à ergonomia quanto ao aumento da produtividade, além de fatores que prejudicam o desempenho do colaborador e, consequentemente, os resultados da própria empresa.

Qual a finalidade da ergonomia no trabalho?

Uma vez analisadas as condições de trabalho e os impactos que a ergonomia traz para a produtividade, os especialistas conseguem traçar regras e normas que podem ser aplicadas no cotidiano da empresa. Isso pode resultar em benefícios, como o aumento do bem-estar e conforto para os colaboradores durante a execução das tarefas no ambiente de trabalho.

É fundamental destacar que tais normas e regras são sempre estudadas com muita cautela, de forma que a organização do trabalho esteja compatível com características psíquicas e físicas dos trabalhadores. Logo, o objetivo dos estudos em ergonomia é aprimorar o bem-estar e conforto do colaborador no ambiente de trabalho, visando que essa medida também tenha impactos positivos na produtividade dele.

NR-17

A ergonomia é um assunto tão importante que existe uma Norma Regulamentadora (NR) exclusiva para o tema. Trata-se da NR-17 que versa sobre a ergonomia no trabalho. Ela serve tanto para empresa como para os empregados terem acesso aos detalhes que envolvem a ergonomia dentro do ambiente de trabalho.

A NR-17 conta com várias regulamentações, desde as mais gerais – e que são aplicáveis a praticamente todos os tipos de situações no trabalho – até as mais específicas voltadas aos profissionais mais expostos a situações de estresse, desgastes físico e mental. Os aspectos ergonômicos do ambiente de trabalho devem tomar como base a NR-17, pois há recomendações que são obrigatórias, ou seja, a empresa deve cumprir a todo custo.

Como a ergonomia aumenta a produtividade no trabalho?

Em termos práticos, a ergonomia será responsável por melhorar a qualidade de vida do colaborador. E trabalhadores com melhor qualidade de vida tendem a entregar mais resultados no trabalho, isso é um fato. Com isso, a produtividade na empresa aumenta, uma vez que a ergonomia previne problemas como, por exemplo:

  • Doenças ocupacionais em decorrências de atividades que exigem muito esforço físico ou mental;

  • Com um ambiente de trabalho mais favorável e atendendo os aspectos da ergonomia, nota-se uma redução no número de faltas no trabalho;

  • Também haverá uma redução no número de afastamento dos colaboradores, seja por motivos de doenças ou mau desempenho.

Dessa forma, entender o que é ergonomia e como esse conceito pode ser aplicado no dia a dia da empresa para melhorar a produtividade dos colaboradores é algo fundamental. O sucesso do negócio depende diretamente do entusiasmo, bem como da entrega de resultados por parte deles.

CEAP-PR

O Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi (CEAP-PR) conta com os cursos de Técnico em Segurança do Trabalho e Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho. O primeiro deles visa fornecer ao aluno todos os conhecimentos teóricos e práticos para que ele desenvolva atividades de prevenção de acidentes no trabalho. As turmas estão disponíveis nos horários da manhã ou noite, aulas de segunda a sexta-feira e a duração total é de 18 meses.

A Especialização Técnica em Enfermagem do Trabalho é voltada ao Técnico em Enfermagem que deseja seguir na carreira de segurança do trabalho. O curso é 100% online, aulas de segunda a quarta-feira e a duração é de 4 meses.

Para mais informações, basta clicar aqui.

Artigos Relacionados

Quais os cuidados com o material perfurocortante?

Os materiais perfurocortantes fazem parte do cotidiano dos profissionais que atuam na área da saúde. Eles são importantíssimos para o bom desenvolvimento dos seus trabalhos. E para evitar qualquer acidente,...

O que é anotação de enfermagem e como fazê-la?

Fundamental para o desenvolvimento da Assistência de Enfermagem, a anotação é um recurso importante e indispensável para profissionais e pacientes. É um registro de informações, organizado cronologicamente para acompanhar o...

Atribuições do Técnico em Enfermagem na enfermagem geriátrica

Quando o idoso começa a apresentar sinais de perda de autonomia, com dificuldades para realizar atividades básicas do dia a dia, tem início também a preocupação dos familiares em suprir...

Deixe um comentário!