Av. Marechal Floriano Peixoto, 7135 – Hauer        (41) 3276-5834         (41) 99888-4646
Av. Marechal Floriano Peixoto, 7135 – Hauer        (41) 3276-5834         (41) 99888-4646

O que faz um Técnico de Enfermagem na UTI?

Em uma Unidade de Terapia Intensiva, popularmente chamada de UTI, são atendidos os pacientes em estado grave ou também em situação de urgência e emergência. Nesta área de um hospital, as pessoas internadas são monitoradas constantemente, ou seja, durante 24 horas por dia.

Para compor uma equipe de trabalho de uma UTI, são necessários diversos profissionais, dentre eles, o Técnico em Enfermagem. Nos parágrafos a seguir, descubra as principais atribuições do Técnico em Enfermagem nesse setor:

Função do Técnico em Enfermagem na UTI

Esse profissional pode atuar em diferentes categorias de uma Unidade de Terapia Intensiva, seja ela neonatal, voltada para recém-nascidos; pediátrica, voltada para crianças ou adolescente e, também, adulta, voltada para todas as pessoas com mais de 18 anos. Além disso, pode atuar em diferentes especialidades médicas que compõem as Unidades de Terapia Intensiva, como Cardiológica, Cirúrgica, Transplantes, entre outras. Os técnicos em enfermagem atendem não somente pacientes, mas também fornecem informações aos visitantes.

Para trabalhar como Técnico em Enfermagem em uma UTI, é necessário ter concluído o curso técnico em enfermagem e, preferencialmente, ter uma especialização técnica em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva.

Desse modo, os profissionais estão aptos para executar todos os protocolos de segurança e de assistência personalizada aos pacientes e orientar os familiares e acompanhantes sobre os procedimentos executados e os cuidados necessários.

Os técnicos em enfermagem de uma UTI também estão aptos a monitorar dados vitais e coletar dados sobre o paciente, checar os equipamentos e os materiais utilizados na unidade e, finalmente, auxiliar na avaliação do quadro clínico dos pacientes.

Vale lembrar que aqueles que desejam trabalhar na Unidade de Terapia Intensiva precisam contar com características fundamentais como responsabilidade, dedicação e atualização constante.

Isso porque, neste setor, as atividades também demandam o controle de equipamentos que ajudam a resgatar a saúde e oferecem indicadores sobre o estado do paciente. Desse modo, é indispensável que os técnicos em enfermagem de uma UTI tenham alguma afinidade com tecnologia.

Para a contratação de um Técnico em Enfermagem em uma UTI é indispensável o registro ativo no COREN, Conselho Regional de Enfermagem.

Curso de Técnico em Enfermagem do CEAP-PR

Se você tem vontade de construir uma sólida carreira na área da saúde e contribuir no atendimento aos pacientes da UTI, o pontapé inicial da sua jornada é a realização do curso de Técnico em Enfermagem do CEAP-PR.

Com 20 anos de tradição, o CEAP-PR conta com professores qualificados e estrutura completa para oferecer o melhor ensino e aprendizagem aos seus alunos. Saiba mais aqui.

Artigos Relacionados

Quais os cuidados com o material perfurocortante?

Os materiais perfurocortantes fazem parte do cotidiano dos profissionais que atuam na área da saúde. Eles são importantíssimos para o bom desenvolvimento dos seus trabalhos. E para evitar qualquer acidente,...

O que é anotação de enfermagem e como fazê-la?

Fundamental para o desenvolvimento da Assistência de Enfermagem, a anotação é um recurso importante e indispensável para profissionais e pacientes. É um registro de informações, organizado cronologicamente para acompanhar o...

Atribuições do Técnico em Enfermagem na enfermagem geriátrica

Quando o idoso começa a apresentar sinais de perda de autonomia, com dificuldades para realizar atividades básicas do dia a dia, tem início também a preocupação dos familiares em suprir...

Deixe um comentário!