fbpx
Av. Marechal Floriano Peixoto, 7135 – Hauer        (41) 3276-5834         (41) 99888-4646
Av. Marechal Floriano Peixoto, 7135 – Hauer        (41) 3276-5834         (41) 99888-4646

Como usar as estratégias de Marketing Pessoal e alavancar a carreira?

Diante de um cenário competitivo, com muitos profissionais concorrendo a uma vaga de emprego, as pessoas que desejam alavancar a carreira precisam ter um bom plano de ação para garantir um lugar de destaque no mercado de trabalho.

Uma excelente ferramenta para auxiliar nessa jornada de sucesso é o marketing pessoal, pois utilizando suas estratégias no trabalho, os profissionais podem se destacar entre os demais concorrentes.

Mas afinal, o que é marketing pessoal?

O marketing pessoal é uma vertente do marketing tradicional. Nesse caso, ele tem o propósito de apresentar suas habilidades e competências às pessoas interessadas, chamadas pelos especialistas de público-alvo.

No caso do marketing pessoal, o público-alvo pode ser o cliente, o recrutador ou, até mesmo, os colegas de trabalho – que podem indicar boas vagas de emprego e aumentar as chances de contratação.

Como utilizar a ferramenta no dia a dia?

Para profissionais liberais e autônomos, como advogados, dentistas ou revendedores de cosméticos, o marketing pessoal colabora com a atração e fidelização dos clientes, ou seja, é uma ferramenta que proporciona o aumento das vendas de serviços ou produtos.

Enquanto isso, para os profissionais de outras áreas como saúde, indústria e administração de empresas, o marketing pessoal é um aliado na hora de criar uma rede de contatos, de participar de processos seletivos e de conquistar a vaga de emprego dos sonhos.

5 estratégias para aplicar o marketing pessoal no mercado de trabalho

1 – Criar um perfil no LinkedIn

As redes sociais já fazem parte do dia a dia das pessoas. Entre as redes sociais mais conhecidas, está o LinkedIn, que é bastante utilizado por recrutadores e candidatos na hora de anunciar ou buscar uma vaga de emprego.

Pensando nisso, crie um perfil no LinkedIn e preencha com suas informações pessoais e profissionais. Uma dica é compartilhar na rede social as suas conquistas, como as palestras assistidas ou os cursos realizados.

2 – Investir em qualificação profissional

As pessoas que investem em qualificação profissional demonstram ao mercado de trabalho que estão atualizadas sobre as principais tendências, como técnicas e ferramentas, da sua área de atuação.

Além disso, os profissionais que estão em constante desenvolvimento e aprendizado se tornam especialistas naquilo que fazem e conseguem sempre os melhores empregos e melhores salários.

3 – Honrar com os compromissos

Responder as mensagens, atender aos telefonemas e ser pontual são exemplos de traços da personalidade que destacam os profissionais dos demais concorrentes. Isso porque essas atitudes demonstram responsabilidade e comprometimento com as suas obrigações e com as pessoas ao seu redor.

4 – Driblar a timidez

A timidez pode atrapalhar a comunicação e a convivência com outras pessoas, principalmente para os profissionais que trabalham com público. Os cargos de coordenação, gerência e liderança exigem ainda mais habilidades de relacionamento interpessoal.

Para driblar a insegurança, uma dica é participar de cursos presenciais e aulas coletivas, como as aulas de dança ou ginástica. Dessa forma, é possível ir se habituando a lidar com outras pessoas, conversar de maneira fluída e ir trabalhando aos poucos a timidez.

5 – Cuidar da imagem

Por meio do marketing pessoal o profissional consegue desenvolver a sua própria marca. Pensando nisso, quem deseja ocupar uma posição de destaque precisa cuidar da imagem para que ela esteja alinhada com o cargo pretendido.

Se você sonha em trabalhar em determinada empresa, uma dica é observar como os colaboradores daquele local se vestem e se comportam. Em um processo seletivo, busque se vestir e se comportar de maneira parecida.

Sucesso profissional

A fim de promover a ascensão profissional de seus alunos, o CEAP oferece um catálogo recheado de cursos profissionalizantes e aperfeiçoamento profissional nas áreas da saúde e da indústria.

Escolha a área com a qual mais se identifica e faça uma visita ao CEAP. Venha alavancar sua carreira!

Mais informações aqui.

Artigos Relacionados

Qual a diferença entre curso técnico e profissionalizante?

Os cursos técnicos normalmente têm duração de 12 a 24 meses e ao concluir este período os alunos recebem o diploma de ensino técnico — que dá o direito de...

Por que a empatia é importante na Enfermagem?

A empatia é uma palavra muito utilizada nos meios digitais, como redes sociais. Mas, na verdade, ela é uma habilidade muito importante para todos, principalmente em algumas profissões. A área...

Quais os EPIs utilizados na área de saúde?

A utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI) é fundamental em diversos tipos de funções. Na área da saúde, por exemplo, o EPI é obrigatório para o desenvolvimento das atividades...

Deixe um comentário!