Diante de um cenário competitivo, com muitos profissionais concorrendo a uma vaga de emprego, as pessoas que desejam alavancar a carreira precisam ter um bom plano de ação para garantir um lugar de destaque no mercado de trabalho.
Uma excelente ferramenta para auxiliar nessa jornada de sucesso é o marketing pessoal, pois utilizando suas estratégias no trabalho, os profissionais podem se destacar entre os demais concorrentes.
Mas afinal, o que é marketing pessoal?
O marketing pessoal é uma vertente do marketing tradicional. Nesse caso, ele tem o propósito de apresentar suas habilidades e competências às pessoas interessadas, chamadas pelos especialistas de público-alvo.
No caso do marketing pessoal, o público-alvo pode ser o cliente, o recrutador ou, até mesmo, os colegas de trabalho – que podem indicar boas vagas de emprego e aumentar as chances de contratação.
Como utilizar a ferramenta no dia a dia?
Para profissionais liberais e autônomos, como advogados, dentistas ou revendedores de cosméticos, o marketing pessoal colabora com a atração e fidelização dos clientes, ou seja, é uma ferramenta que proporciona o aumento das vendas de serviços ou produtos.
Enquanto isso, para os profissionais de outras áreas como saúde, indústria e administração de empresas, o marketing pessoal é um aliado na hora de criar uma rede de contatos, de participar de processos seletivos e de conquistar a vaga de emprego dos sonhos.
5 estratégias para aplicar o marketing pessoal no mercado de trabalho
1 – Criar um perfil no LinkedIn
As redes sociais já fazem parte do dia a dia das pessoas. Entre as redes sociais mais conhecidas, está o LinkedIn, que é bastante utilizado por recrutadores e candidatos na hora de anunciar ou buscar uma vaga de emprego.
Pensando nisso, crie um perfil no LinkedIn e preencha com suas informações pessoais e profissionais. Uma dica é compartilhar na rede social as suas conquistas, como as palestras assistidas ou os cursos realizados.
2 – Investir em qualificação profissional
As pessoas que investem em qualificação profissional demonstram ao mercado de trabalho que estão atualizadas sobre as principais tendências, como técnicas e ferramentas, da sua área de atuação.
Além disso, os profissionais que estão em constante desenvolvimento e aprendizado se tornam especialistas naquilo que fazem e conseguem sempre os melhores empregos e melhores salários.
3 – Honrar com os compromissos
Responder as mensagens, atender aos telefonemas e ser pontual são exemplos de traços da personalidade que destacam os profissionais dos demais concorrentes. Isso porque essas atitudes demonstram responsabilidade e comprometimento com as suas obrigações e com as pessoas ao seu redor.
4 – Driblar a timidez
A timidez pode atrapalhar a comunicação e a convivência com outras pessoas, principalmente para os profissionais que trabalham com público. Os cargos de coordenação, gerência e liderança exigem ainda mais habilidades de relacionamento interpessoal.
Para driblar a insegurança, uma dica é participar de cursos presenciais e aulas coletivas, como as aulas de dança ou ginástica. Dessa forma, é possível ir se habituando a lidar com outras pessoas, conversar de maneira fluída e ir trabalhando aos poucos a timidez.
5 – Cuidar da imagem
Por meio do marketing pessoal o profissional consegue desenvolver a sua própria marca. Pensando nisso, quem deseja ocupar uma posição de destaque precisa cuidar da imagem para que ela esteja alinhada com o cargo pretendido.
Se você sonha em trabalhar em determinada empresa, uma dica é observar como os colaboradores daquele local se vestem e se comportam. Em um processo seletivo, busque se vestir e se comportar de maneira parecida.
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