A enfermagem é uma das áreas mais amplas da saúde e vem se fortalecendo muito nos últimos tempos.
Com o avanço dos cuidados em ambientes hospitalares, nos serviços de home care, em laboratórios e clínicas, a tendência é crescer ainda mais nos próximos anos. As possibilidades de trabalho são inúmeras.
O curso de Técnico em Enfermagem prepara o aluno para levar conforto e bem-estar para os pacientes e realizar cuidados integrais de enfermagem, sob a chefia do enfermeiro. O Técnico exerce a função de promover, prevenir, recuperar e reabilitar os processos de saúde-doença em todo o ciclo. Pode, também, participar do planejamento e execução dos atos de saúde da equipe em que faz parte, como realizar curativos, administrar medicamentos, vacinas, nebulização, verificar a pressão arterial, temperatura corporal e a oximetria. Além de estar apto a realizar coleta de materiais para exames laboratoriais (sangue, urina, fezes), ajuda na alimentação, principalmente se for por sonda e executar a higiene básica do paciente, como dar banho no leito. Esses são alguns exemplos do que a profissão reserva.
Para se destacar como Técnico em Enfermagem é ideal que o profissional tenha em mente que é preciso estar sempre atualizado e buscar qualificações que o diferencie dos demais. Ter interesse na profissão também é fundamental, visto que não é um trabalho fácil e envolve muita responsabilidade e empatia, já que vai lidar diariamente com pessoas doentes e fragilizadas que necessitam de cuidados especiais. Também é essencial ter controle emocional e gostar de trabalhar em equipe, já que é um ambiente que pode abranger situações emergenciais que envolvam profissionais de outras áreas.
O Ministério da Educação (MEC) lista os locais de trabalho desses profissionais, dentre os quais pode-se destacar hospitais, consultórios, clínicas particulares, instituições de longa permanência, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Ainda segundo o MEC, é fundamental para a atuação do Técnico em Enfermagem alguns requisitos, como por exemplo conhecer as políticas públicas de saúde, em especial a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS), conhecer as técnicas da área e usá-las com humanidade e ética, ser resolutivo quanto à eventuais problemas, ser organizado, responsável e prestar uma assistência humanizada.
Portanto, um profissional qualificado para ser Técnico em Enfermagem, além de se encaixar no perfil da profissão, precisa buscar se aprimorar e demonstrar interesse no aprendizado e, para isso, deve realizar o curso profissionalizante de Técnico em Enfermagem em uma instituição de ensino com credibilidade no mercado.
O CEAP (Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi) disponibiliza o “Curso de Técnico em Enfermagem”, no qual prepara o profissional para atuar em clínicas, hospitais, atendimento domiciliar, em várias especialidades, tanto em instituições públicas quanto privadas. O curso é dividido entre a formação teórica e prática, com todo suporte necessário para, quando finalizar, o profissional estar apto para o mercado de trabalho.
Clique aqui e saiba mais.