fbpx
Av. Marechal Floriano Peixoto, 7135 – Hauer        (41) 3276-5834         (41) 99888-4646
Av. Marechal Floriano Peixoto, 7135 – Hauer        (41) 3276-5834         (41) 99888-4646

O que oferece um curso de Técnico em Enfermagem e para quem se destina?

A enfermagem é uma das áreas mais amplas da saúde e vem se fortalecendo muito nos últimos tempos.

Com o avanço dos cuidados em ambientes hospitalares, nos serviços de home care, em laboratórios e clínicas, a tendência é crescer ainda mais nos próximos anos. As possibilidades de trabalho são inúmeras.

O curso de Técnico em Enfermagem prepara o aluno para levar conforto e bem-estar para os pacientes e realizar cuidados integrais de enfermagem, sob a chefia do enfermeiro. O Técnico exerce a função de promover, prevenir, recuperar e reabilitar os processos de saúde-doença em todo o ciclo. Pode, também, participar do planejamento e execução dos atos de saúde da equipe em que faz parte, como realizar curativos, administrar medicamentos, vacinas, nebulização, verificar a pressão arterial, temperatura corporal e a oximetria. Além de estar apto a realizar coleta de materiais para exames laboratoriais (sangue, urina, fezes), ajuda na alimentação, principalmente se for por sonda e executar a higiene básica do paciente, como dar banho no leito. Esses são alguns exemplos do que a profissão reserva.

Para se destacar como Técnico em Enfermagem é ideal que o profissional tenha em mente que é preciso estar sempre atualizado e buscar qualificações que o diferencie dos demais. Ter interesse na profissão também é fundamental, visto que não é um trabalho fácil e envolve muita responsabilidade e empatia, já que vai lidar diariamente com pessoas doentes e fragilizadas que necessitam de cuidados especiais. Também é essencial ter controle emocional e gostar de trabalhar em equipe, já que é um ambiente que pode abranger situações emergenciais que envolvam profissionais de outras áreas.

O Ministério da Educação (MEC) lista os locais de trabalho desses profissionais, dentre os quais pode-se destacar hospitais, consultórios, clínicas particulares, instituições de longa permanência, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Ainda segundo o MEC, é fundamental para a atuação do Técnico em Enfermagem alguns requisitos, como por exemplo conhecer as políticas públicas de saúde, em especial a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS), conhecer as técnicas da área e usá-las com humanidade e ética, ser resolutivo quanto à eventuais problemas, ser organizado, responsável e prestar uma assistência humanizada.

Portanto, um profissional qualificado para ser Técnico em Enfermagem, além de se encaixar no perfil da profissão, precisa buscar se aprimorar e demonstrar interesse no aprendizado e, para isso, deve realizar o curso profissionalizante de Técnico em Enfermagem em uma instituição de ensino com credibilidade no mercado.

O CEAP (Centro de Educação Profissional Anísio Pedrussi) disponibiliza o “Curso de Técnico em Enfermagem”, no qual prepara o profissional para atuar em clínicas, hospitais, atendimento domiciliar, em várias especialidades, tanto em instituições públicas quanto privadas. O curso é dividido entre a formação teórica e prática, com todo suporte necessário para, quando finalizar, o profissional estar apto para o mercado de trabalho.

Clique aqui e saiba mais.

Artigos Relacionados

Qual a diferença entre curso técnico e profissionalizante?

Os cursos técnicos normalmente têm duração de 12 a 24 meses e ao concluir este período os alunos recebem o diploma de ensino técnico — que dá o direito de...

Por que a empatia é importante na Enfermagem?

A empatia é uma palavra muito utilizada nos meios digitais, como redes sociais. Mas, na verdade, ela é uma habilidade muito importante para todos, principalmente em algumas profissões. A área...

Quais os EPIs utilizados na área de saúde?

A utilização do Equipamento de Proteção Individual (EPI) é fundamental em diversos tipos de funções. Na área da saúde, por exemplo, o EPI é obrigatório para o desenvolvimento das atividades...

Deixe um comentário!